Noticias

 Igrejas africanas: em comunhão com o Papa, mas abençoar casais homossexuais escandaliza

fonte: Vatican News

O cardeal Ambongo, presidente do Secam, afirma que a reflexão sobre a Fiducia supplicans continuará nas Igrejas africanas, que reafirmam seu "apego inabalável" ao Papa, e enfatiza a liberdade de escolha de cada bispo em sua própria Diocese


As bênçãos aos casais homossexuais propostas pela Fiducia supplicans não podem ser implementadas na África "sem se expor a escândalos", mas cada bispo será livre para escolher como agir em sua Diocese, enquanto a reflexão sobre o documento continuará. O cardeal Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo, presidente do Secam (Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar), intervém com uma carta pública sobre as bênçãos "extralitúrgicas" propostas na Declaração do Dicastério para a Doutrina da Fé, que - divulgada em 18 de dezembro passado - abre a possibilidade de abençoar casais em situações "irregulares", no que diz respeito à moral católica, incluindo aqueles formados por pessoas do mesmo sexo, mas fora de qualquer ritualização e imitação do casamento... (clique aqui) para saber mais.

 


Papa recebe estudantes ortodoxos e sinaliza: “caminhar juntos, atrás de Jesus”

Da Redação, com Vatican News.

fonte:https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/papa-recebe-estudantes-ortodoxos-e-sinaliza-caminhar-juntos-atras-de-jesus/



Por ocasião do aniversário de 60 anos do Comitê Católico para a Colaboração Cultural com as Igrejas Ortodoxas e as Igrejas Ortodoxas Orientais, o Papa Francisco recebeu, em audiência nesta sexta-feira, 12, estudantes da instituição.

O Comitê oferece aos estudantes provenientes das Igrejas ortodoxas, ocidentais e orientais, a oportunidade de aperfeiçoar sua formação em institutos acadêmicos católicos. Assim, eles podem colocar à disposição da comunidade as competências que adquiriram, além de construir pontes de diálogo e amizade.

“Isso é tão importante e me faz pensar na comunidade das origens, naqueles primeiros discípulos que depois se tornaram apóstolos”, disse o Papa, em seu discurso. Ele destacou as diferenças de proveniência, caráter e afinidade entre cada um na pequena comunidade que incluía, entre outros, o discípulo de João Batista, o zelota, o pescador e o publicano.